Ambiente de desenvolvimento integrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

  • Editor - edita o código-fonte do programa escrito na(s) linguagem(ns) suportada(s) pela IDE;
  • Geração de código - característica mais explorada em Ferramentas CASE, a geração de código também é encontrada em IDEs, contudo com um escopo mais direcionado a templates de código comumente utilizados para solucionar problemas rotineiros. Todavia, em conjunto com ferramentas de modelagem, a geração pode gerar praticamente todo o código-fonte do programa com base no modelo proposto, tornando muito mais rápido o processo de desenvolvimento e distribuição do software;
  • Distribuição (deploy) - auxilia no processo de criação do instalador do software, ou outra forma de distribuição, seja discos ou via internet.
  • Testes Automatizados (automated tests) - realiza testes no software de forma automatizada, com base em scripts ou programas de testes previamente especificados, gerando um relatório, assim auxiliando na análise do impacto das alterações no código-fonte. Ferramentas deste tipo mais comuns no mercado são chamadas robôs de testes.
  • Refatoração (refactoring) - consiste na melhoria constante do código-fonte do software, seja na construção de código mais otimizado, mais limpo e/ou com melhor entendimento pelos envolvidos no desenvolvimento do software. A refatoração, em conjunto com os testes automatizados, é uma poderosa ferramenta no processo de erradicação de "bugs", tendo em vista que os testes "garantem" o mesmo comportamento externo do software ou da característica sendo reconstruída.
Exemplos
  • [Intellij IDEA] - IDE da JetBrains para desenvolvimento em diversas linguagens, principalmente JAVA. Também fornece recursos para produtividade de desenvolvimento em tecnologias web como HTML5 , AngularJS, NodeJS, GWT entre outros;
  • Softwell Maker - Multi-linguagem e multi-banco, gerando aplicativos, documentação e funciona integrando BPM;
  • Delphi - Trabalha originalmente com a linguagem Object Pascal/Pascal, agregando na suite Delphi Studio 2005, a linguagem C# e a extensão da Object Pascal para .NET;
  • Lazarus - Uma alternativa gratuita e de código livre (open source) para o Delphi, que também trabalha originalmente com Pascal e Object Pascal, é baseado no compilador Free Pascal, sua interface é semelhante a do Delphi até sua versão 7 (antes do Delphi mudar para o estilo visual das ferramentas da Microsoft).
  • Eclipse - Gera código Java (através de plugins, o Eclipse suporta muitas outras linguagens como Python e C/C++);
  • Genio - Plataforma de Geração Automática de Código.
  • Visual Studio .NET - Gera código para Framework .NET, suportando linguagens como Visual Basic .NET, C#, C++, J# e outras compatíveis com .NET.
  • Anjuta - Gera código para C e C++
  • WOL - Gera código pascal (também é biblioteca)
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.
Geralmente os IDEs facilitam a técnica de RAD (de Rapid Application Development, ou "Desenvolvimento Rápido de Aplicativos"), que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

Acompanhe os vídeos

As características e ferramentas mais comuns encontradas nos IDEs são: